
Nem tudo começa aqui e nem tudo acaba aqui
Uma viagem conduzida por:
segunda-feira, maio 07, 2007
A Perfeição

sábado, maio 05, 2007
Druídico sonho

Dois momentos fundidos na minha consciência fazem de mim a voz da sabedoria dum tempo que não existe, provavelmente nunca existiu e por certo jamais existirá.
Descreve-me de alva túnica caminhando por entre poções e feitiços com a frondosa barba branca falando a mimica do vento.
Ouves-me entoar palavras ancestrais que não cabem nos livros de ciências de hoje?
E quando o seria menos previsível, o Tempo aconteceu...
sexta-feira, abril 27, 2007
A Casa da Praia
A casa da praia é o cofre onde guardo as palavras mais valiosas... aquelas que a minha boca nunca pronunciou.
Passam o Outono em silêncio, murchando como árvores despidas pela queda das suas folhas... enfrentam o Inverno encerradas na humidade e bafio da sua auto-claustrofobia... recebem a Primavera como uma promessa de liberdade, quais andorinhas que regressam a horizontes mais felizes...
E o Verão aqui tão perto...
sexta-feira, abril 13, 2007

Não sei o que me faz olhar uma imagem e tentar transformá-la num poema...
Talvez seja eu próprio que me veja assim, talvez seja o meu inconsciente a tentar buscar o caminho certo, um caminho que está traçado, algures entre o que sou e sonhei ser... porque há um muro que nos separa daquilo que somos e sonhámos...
Lembrei-me do poeta e daquele verso, "ninguém cumpre o destino que lhe cumpre, nem deseja o que cumpre nem cumpre o que deseja...",
apesar de tudo de uma coisa posso estar certo... fosse qual fosse o caminho, o céu seria sempre azul... e eu, muito provávelmente, chegaria ao mesmo dilema... como se transforma uma imagem num poema...
quarta-feira, abril 11, 2007
A reflexão activa de um momento passivo
Lamento muito poucas coisas na minha vida, mas há algo que me entristece duma forma que remete para além da própria tristeza...Tenho pena de viver numa época em que é mais importante compreender as coisas do que deixar-nos maravilhar com o seu vivenciar.
De que me serve saber na ponta da língua o processo do ciclo da água se depois não for capaz de saborear a chuva a beijar-me o rosto?
De que me serve compreender o funcionamento dessa máquina perfeita que é o meu corpo se depois não gosto d eme ver ao espelho?
De que nos serve saber o que causa as trovoadas se estas continuam a infundir medo primário no coração dos homens?
A ira dos deuses não se aprende no manual de nenhuma ciência... vive em tudo aquilo que não nos é permitido alcançar.
sábado, abril 07, 2007
Porque Tu És Esse Imenso Cosmos

É por Ti que o Universo existe,
É por Ti que Ele criou o Mundo onde habitas,
É por Ti que o Mundo gira, incansávelmente até ao fim dos teus dias.
Se o céu é azul alguém o fez para que o olhasses,
Se a flôr mais bela te deixa maravilhado,
Se o canto das aves te faz sonhar,
Se sentes que pertences a este Todo, que fazes parte Dele,
Então Tu és isso mesmo,
Tu és Deus,
És o Universo,
És a pequena flôr que teima em brilhar,
És o canto daquela ave além,
És a Palavra, o Verbo do início dos Tempos,
Serás o sonho que ainda não foi sonhado,
Tu... Tu serás a Melodia deste imenso Cosmos,
Porque.... simplesmente és esse imenso Cosmos...
domingo, abril 01, 2007
2º andar direito

Ali há gente que vive e se chega à janela para espreitar cá para fora.
Eu parado na rua com o olhar cavado pela enxada da curiosidade planto a flor da imaginação no vaso vazio do momento.
Talvez ali viva a mulher com a qual não sonhei ainda mas que suspeito existir por aí algures... aquela que lê nos meus pensamentos a mesma fria e inultrapassável impossibilidade que eu leio nos dela.
sexta-feira, março 30, 2007
Inquietudes

domingo, março 25, 2007
Entre mim e as palavras

Poderei eu abandonar este carro na berma e inventar para mim um caminho novo, livre de medos e amarras ?
As estradas de alcatrão nada mais são do que um empecilho quando pretendemos voar nas asas da felicidade.
Este carro conduz-me na ilusão de que sou eu a conduzir.
Quantas vezes não me perdi em viagens que me levaram mais longe do que aquilo que eu pensava efectivamente poder errar?
Quantas vezes não estudei já o Mapa do Incidente que se tornou a minha vida?
Quantas vezes não acordei da exaustão da minha tristeza falhando em reconhecer como meu o toque do telemóvel que me despertava?
A linha do horizonte afigura-se-me um infinito degradé de distâncias... quão longe poderei realmente chegar?
E se eu encostasse já ali?
E se eu estacionasse mesmo debaixo da primeira árvore do último bosque antes da cidade?
E se eu pousasse a minha caneta e poupasse a próxima folha do diário das minhas inquietações?
Escrever é também, em certa medida, uma vaga, misteriosa e inesperada espécie de felicidade.
sexta-feira, março 23, 2007
Te Recuerdas?

domingo, março 18, 2007
O Outro Lado
sexta-feira, março 16, 2007
Sul
O meu destino fica a sul... Não tenho mapa, não tenho bússola, nem sequer sei ler os pontos cardeais, todavia sei que vou para sul...O meu sul talvez não seja o sul geográfico... é donde venho e é para onde me dirijo, fica para trás e para diante.
De ninguém me despeço, ninguém me dá as boas vindas...
Mas virá o dia em que terei feito norte do sul e completado uma volta ao mundo... talvez nessa data nos reencontremos aqui, neste preciso local à mesma hora de outro dia igual a este... que dirás quando leres estas palavras sem lembrar (ou mesmo sem nunca teres conhecido) o tom da minha voz?
quinta-feira, março 15, 2007
O Todo
Para mim não é importante quem foi o arquitecto da mais deslumbrante paisagem, nem quem fez existir a complexa floresta, pouco me importa quem deu o perfume às flores, quem inventou o sorriso das crianças, quem foi o inventor do amor, da palavra, das cores... nada, mas nada disso me importa... porque o mais importante para mim é, QUEM é isso tudo ? Porque mesmo que me digam que foi Deus que fez isso, pouco me importa... o mais importante para mim é que Deus é isso tudo...
quarta-feira, março 14, 2007
Labirinto

Construímos um labirinto à nossa volta de coisas que nos liguem a uma realidade em que julgamos ser reis. Atulhados de crenças, ideias e amuletos para nos ajudarem a acalmar quando percorremos esse labirinto onde cada vez mais nos sentimos perdidos... porque cada vez mais estamos à deriva por não saborearmos um Tempo que não sabemos que existe...
terça-feira, março 13, 2007
Re Atar
domingo, março 11, 2007
À Escala do Coração

Na escala do coração a dor e o prazer são os dois lados da moeda que paga o preço da vida.
É à escala do coração que eu meço os actos e as palavras da humanidade... não pelo dinheiro, não pelas posses, não pelos títulos que ostentem à frente do nome.
sexta-feira, março 09, 2007
Fardo

Por imagens definitivamente: as imagens são mais puras e cristalinas... como retratos da minha alma.
Mais difícil é a escolha entre as minhas fotografias e os meus textos... Apesar de ter plena consciência de que as imagens sobrevivem melhor sem os textos do que os textos sem as imagens, isso não torna mais fácil a opção.
Fossem estes todos os dilemas e as dores de cabeça dum pobre caçador de palavras...
quinta-feira, março 08, 2007
No Labirinto Do Tempo
Normalmente as palavras escritas saem-me melhor que as palavras faladas... no entanto houve um tempo em que só as imagens falavam por mim... as imagens eram eu próprio, possuíam vida, a minha própria vida.
É estranho rever algumas dessas "frases"... apesar de ser eu próprio que me revejo, por vezes não sei quem era esse outro eu.



